sábado, 2 de junho de 2012

Fundo DEMA lança VIII Edital para comunidades no início de junho


Durante a reunião do Comitê Gestor do Fundo DEMA (CGFD), foi decidido que será lançado em Junho de 2012 o VII Edital para associações, cooperativas e comunidades. O fundo de 200 mil reais é oriundo dos rendimentos do capital fiduciário do Fundo Dema. A ideia do Comitê Gestor também é repetir este edital em 2013,2014 e 2015. Além dos editais, o CGFD reforçou o fundo de atendimento a pedidos pontuais com 50 mil reais e colocou mais 50 mil a disposição das sub-regiões para atender às emergências provocadas pelas enchentes.

Outro ponto debatido pelo Comitê Gestor do Fundo DEMA, na reunião realizada de 14 à 18 de maio, em Belém, foi a nova experiência iniciada ao fim de 2011, com a execução do projeto do Fundo DEMA aprovado pelo Fundo Amazônia, que trouxe 50 projetos socioambientais como resultado concreto do processo da motivação e capacitação desenvolvida pela equipe do Fundo DEMA e o Comitê Gestor, através de chamadas públicas e oficinas. Para garantir a continuidade deste resultado e dinamizar ainda mais o processo, o Comitê elaborou um processo de deliberação, monitoramento, avaliação e sistematização com cronograma estabelecido até o fim de 2012. Também foi dada atenção especial à licença ambiental, que é necessária para viabilizar estes projetos e foi decidido dar um encaminhamento coletivo junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, para articular melhor esta questão.

O Comitê Gestor do Fundo DEMA também se preocupou com a necessidade de bloquear a pretendida perniciosa reforma do Código Florestal e estabeleceu a sua representação que participará do evento da Cúpula dos Povos, que acontecerá no Rio de Janeiro, paralelamente a Rio+20, se engajando ainda mais na luta pela preservação dos povos no planeta terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário