quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Fundo Indígena do Xingu (FIX) será tema de encontro em Altamira


A reunião do Comitê Gestor do FIX irá deliberar sobre o 1º edital do FIX/Fundo Dema

Comitê Gestor do FIX/Fundo Dema, eleito em 2011.
De 10 a 12 de setembro, o Comitê Gestor do Fundo Indígena do Xingu – FIX/Fundo Dema, se reúne em Altamira, para decidir sobre o 1º edital do fundo que é específico de financiamento para populações indígenas no entorno da bacia do Xingu, no Pará.

O encontro será realizado no Centro Betânia e decidirá sobre as propostas de projetos recebidas em razão do edital e fará ainda uma avaliação da situação atual dos indígenas na região, em especial, a cerca dos impactos da construção do complexo hidrelétrico de Belo Monte, e estabelecerá as prioridades do FIX/Fundo Dema para o próximo período.

De acordo com Matheus Otterloo, da coordenação do Fundo Dema, o FIX segue a linha da bem sucedida experiência que o Fundo Dema tem registrado com fundos específicos para populações tradicionais, pois além do Fundo Indígena do Xingu, existe ainda dentro do Fundo Dema, Fundo Quilombola do Pará, que tem financiado projetos em comunidades quilombolas, em vários municípios do estado.

Matheus explica que ambos os fundos existem para fortalecer as comunidades, baseados nos princípios da equidade, disponibilizando acesso a recursos e auxiliando ainda na promoção da autogestão para esses setores sociais que, historicamente no Brasil, sofrem de todas as formas de exclusão. 

O Fundo Dema em parceria com CIMI (Conselho Indigenista Missionário) e Humanitas de Altamira, e novamente, apoiado pela Fundação Ford, aceitou o desafio de promover um fundo específico em prol dos indígenas da bacia hidrográfica do rio Xingu, no entorno de Altamira.

Relembrando o início do FIX, Matheus relata que no período de 2010 a 2011 foram dois  anos de sensibilização das aldeias e associações de povos indígenas, para o entendimento do fundo e suas propostas. Com ajuda de um manual de operações, a ideia, que deu origem ao FIX, foi discutida e bem acolhida nas aldeias da região e pelas comunidades indígenas, ribeirinhas e citadinas. 

Apesar dos grandes contratempos e impactos causados pela implantação do complexo da hidrelétrica de Belo Monte, em Outubro 2011, após evento que reuniu, em Altamira, dezenas de lideranças indígenas da região, foi criado FIX/Fundo Dema e na mesma ocasião, foi eleito o Comitê Gestor do FIX, com a participação de 22 representantes e o lançamento do 1º edital do Fundo Indígena Xingu-FIX.

Sobre o FIX
Constituído em 2008 a partir da iniciativa e parceria entre Fundo Dema/FASE Programa
Amazônia, CIMI/Altamira e Instituto Humanitas, com o aporte financeiro da Fundação Ford, o Fundo Indígena Xingu tem como objetivo geral promover os direitos dos povos indígenas da região do Xingu/Altamira, apoiando iniciativas de associações ou grupos indígenas que desenvolvam ações dentro das seguintes linhas prioritárias: a) Fortalecer a Identidade Étnica; b) Fortalecer as Associações Indígenas; c) Apoio à Práticas Produtivas em bases sustentáveis; d) Apoiar atividades voltadas para o incentivo e a preservação da cultura material e imaterial dos povos indígenas da região; e) Apoiar atividades de capacitação, especialmente para os jovens indígenas.

Comitê Gestor do FIX/Fundo Dema
De acordo com deliberações feitas no processo da criação e implantação do Fundo Indígena de Xingu – FIX, em 2001, o Comitê Gestor do Fundo Indígena Xingu é constituído por representantes dos povos indígenas da região do Xingu/Altamira, do Fundo  Dema/FASE Programa Amazônia, do CIMI/Altamira e do Instituto Humanitas. Tem como primordial missão, a gestão participativa e transparente do FIX; a análise e deliberação sobre projetos selecionados para serem apoiados, de acordo com os critérios dos Editais, assim como o monitoramento do processo de implementação, execução e avaliação dos projetos apoiados.

O CGFIX Fundo Dema é composto por 22 representações eleitas integrando: Indígenas Aldeados Rota Bacajá; Indígenas Aldeados Rota Iriri; Indígena Aldeados Volta Grande; Indígenas Aldeados Rota Xingu; Indígenas Ribeirinhos; Indígenas da Cidade (não aldeados); FASE/Fundo Dema; CIMI; e Instituto Humanitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário