domingo, 15 de janeiro de 2012

Líderes comunitários participam de oficina sobre elaboração de projetos socioambientais

Participantes da oficina em Santarém
Por Martha Costa
De Santarém - PA

No período de 9 a 13 de janeiro, comunitários e lideranças sindicais dos municípios de Faro, Terra Santa, Óbidos, Alenquer, Juruti, Oriximiná e Curuá participaram da oficina de capacitação sobre a elaboração de projetos para o Fundo DEMA em parceria com Fundo Amazônia.  A oficina aconteceu no Centro de Formação Agrícola Francisco Roque, na comunidade de São Brás, região do Eixo Forte no município de Santarém.


De acordo com a coordenadora do Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária (Ceapac) e membro do Comitê Gestor do Fundo DEMA, Rosa Godinho, a oficina teve como principal objetivo formar multiplicadores nos municípios que compõem a região Oeste do estado, de modo que todos possam contribuir para o processo de elaboração de projetos socioambientais condizentes com a realidade de cada comunidade.

Durante a oficina os participantes elaboraram cinco projetos fictícios voltados ao Manejo Florestal Comunitário, Recuperação de Áreas Degradadas, Conservação e uso sustentável da biodiversidade  e todos se comprometeram em elaborar um projeto atendendo à 1ª chamada pública. Os membros do Comitê Gestor do Fundo DEMA que realizaram a oficina, avaliam que este grupo enviará entre cinco e doze projetos até a data final de 29 de fevereiro de 2012.
Outro resultado satisfatório da oficina de capacitação foi à indicação voluntária de lideranças (14) para atuarem como dinamizadores (foto abaixo) nos municípios participantes. Cada participante avaliou a oficina e o resultado dos projetos e afirmou que mesmo em um curto espaço de tempo, se possibilitou um aprendizado sobre a elaboração dos projetos. 
Grupo de dinamizadores do Oeste do Pará

Está previsto para acontecer em Santarém no período de 23 a 27 de janeiro a realização da segunda oficina de capacitação do Fundo DEMA em parceria com Fundo Amazônia nesta região que terá como participantes vinte lideranças dos municípios de Santarém ,Almeirim , Belterra e Monte Alegre.
Os recursos financeiros do projeto são geridos pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase) em parceria com o Comitê Gestor do Fundo Dema. Na região de Santarém/Baixo Amazonas o Centro de Apoio à Projetos de Ação Comunitária (Ceapac) e Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR), eleitos por um coletivo local de ONG´s e movimentos sociais, representam o Comitê Gestor Fundo Dema

Nenhum comentário:

Postar um comentário