quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Fundo Dema/Fundo Amazônia realiza oficina de elaboração de projetos

Participantes da oficina vivenciaram a elaboração de projetos
Conhecer a fundo a parceria entre o Fundo Dema e o Fundo Amazônia/BNDES e ainda vivenciar todas as etapas da elaboração de projetos à luz das exigências contidas na chamada pública de projetos socioambientais, fruto desta parceria, foram os motivadores da Oficina de Sensibilização e Capacitação para Elaboração de Projetos socioambientais, realizada em Uruará. 

Novas oficinas serão realizadas nos primeiros meses de 2012.

A oficina ocorreu entre 26 e 29 de setembro de 2011, na sede da Casa Familiar Rural e contou com a participação de 25 pessoas dos municípios de Medicilândia, Placas e Uruará.

Além de financiar microprojetos de até R$ 30 mil para grupos organizados das microrregiões de Altamira na área de influência da Transamazônica; Itaituba na área de influência BR 163; Santarém na área de influência Baixo Amazonas, o Fundo Dema/Fundo Amazônia ainda prevê oficinas de capacitação, para que os povos da florestas, sejam  extrativistas, ribeirinh@s, pescador@s, e demais organizações, possam estar aptos a concorrer ao financiamento.

Em 8 anos de atuação, o Fundo Dema percebeu, fruto das demandas dos parceiros, que um dos maiores entraves à concorrência de editais e chamadas públicas, era a ausência de capacitação em elaboração de projetos, além é claro, da burocracia documental exigida.

Para tentar solucionar essa demanda, além do financiamento dos projetos, serão realizadas diversas oficinas de capacitação com dupla função: destrinchar o passo-a-passo da elaboração de projetos e ainda formar dinamizadores, que são pessoas nos municípios, que podem ser acionadas pelos coletivos interessados em concorrer aos fundos, no caso de auxílio para elaboração dos projetos a serem apresentados.

Oficina de Uruará
Integração e diálogo durante a oficina
E foi para alcançar esses objetivos que Uruará foi a primeira cidade a receber a oficina. Durante três dias, os participantes puderam conhecer o projeto de parceria entre o Fundo Dema e Fundo Amazônia/BNDES, além das ferramentas e todas as etapas de elaboração de um projeto adequado às exigências da chamada pública.

Matheus Otterllo, membro do comitê gestor do Fundo Dema, pela Fase Amazônia, lembrou que toda oficina foi pensada para estimular a elaboração de projetos que resultem no aproveitamento dos recursos naturais florestais e não florestais e a reorientação das práticas produtivas para a manutenção da biodiversidade valorizando a floresta em pé os conhecimentos tradicionais dos chamados povos da floresta, tal como prevê a chamada pública. Os projetos foram criados com base nas três linhas temáticas: Fortalecimento da organização e capacitação socioambiental das comunidades; Fortalecimento da organização e capacitação econômica das comunidades;
Manejo sustentável de recursos naturais.

Várias ideias surgiram. O passo seguinte foi que cada participante retornasse com as propostas de projetos às suas comunidades para dai, elaborarem seus próprios projetos, respeitando as vocações e desejos locais. 

Dinamizadores de conhecimento

Outra grande razão da ser oficina foi eleição dos dinamizadores para cada município. Essas mulheres e homens serão as pessoas que poderão ser acionadas pelos grupos interessados em obterem o financiamento, mas que tenham alguma dificuldade na elaboração do projeto. 

Além dos dinamizadores, os interessados podem recorrer ainda as representações do Comitê Gestor do Fundo Dema em suas regiões.

Conheça agora as representações do Fundo Dema na Região da Transamazônica e os dinamizadores dos municípios de Placas, Medicilância e Uruará.

Participantes da oficina de Uruará.
Representação do Fundo Dema – Altamira
Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP)
Contato: Ana Paula Souza (93) 3515 2406 / 3013. E-mail: paulinhaxingu@hotmail.com
Prelazia do Xingu
Contato: Irmã Ignêz Wenzel (093) 3515-1761. E-mail: obrasociaispx@hotmail.com ou Irmão Valdir valdir.leonardo@lasalle.edu.br

Dinamizad@res

Placas
Rodrigo Vandré Faleiro (093)3552- 1213/8115-8635 - E-mail: faleiro13@hotmail.com 
Selma Marques Ribeiro (093) 8100-7922 E-mail: selmaribeiro18@hotmail.com 
Medicilândia: 
Juraci Dias da Costa (093) 9135-6002/3531 1216 - E-mail: juradcosta@yahoo.com.br 
Átila Teixeira Miliorim (093) 9171-1549/9107-1650 - E-mail: atilamiliorim@hotmail.com 
Uruará
Adriano Pereira dos Santos (093) 9135-3224/3532-1677 - 
E-mail: adrianosnts929@gmail.com / sttr-uruara@bol.com.br
Edvan Batista da Silva (091) 9189-8337 - E-mail: capescuruara@hotmail.com 
Thiago Martins Pereira (093) 9119-1463 

Nenhum comentário:

Postar um comentário