segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Fundo Indígena do Xingu financiará projetos em três comunidades indígenas


Os projetos foram aprovados em assembleia pelo Comitê Gestor do FIX que integra indígenas e organizações da sociedade civil

O Comitê Gestor do FIX (Fundo Indígena do Xingu), que integra o Fundo Dema, aprovou três projetos propostos por comunidades indígenas, que concorriam aos recursos do fundo. Os projetos aprovados são “Criação de Galinhas Caipiras” da Associação Agrícola Nativa AKANEMÃ, da aldeia Cujubim; o projeto de “Fortalecimento da Associação Comunitária Indígena Tapiete (ACIT)”, da Aldeia Baú; e o projeto “Sidjá Pwya Rirri - Artesanato indígena”, da Associação dos Índios Moradores de Altamira (AIMA).
CG-FIX, em Altamira.
A aprovação dos projetos se deu durante a reunião do CGFIX, realizada em Altamira, no dia de 10 de Setembro, no centro Betânia da Prelazia do Xingu, em Altamira. O comitê gestor, que decidiu sobre os projetos apresentados, é formado 22 representações eleitas integrando: Indígenas Aldeados Rota Bacajá; Indígenas Aldeados Rota Iriri; Indígena Aldeados Volta Grande; Indígenas Aldeados Rota Xingu; Indígenas Ribeirinhos; Indígenas da Cidade (não aldeados); FASE/Fundo Dema; CIMI; e Instituto Humanitas.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Fundo Indígena do Xingu (FIX) será tema de encontro em Altamira


A reunião do Comitê Gestor do FIX irá deliberar sobre o 1º edital do FIX/Fundo Dema

Comitê Gestor do FIX/Fundo Dema, eleito em 2011.
De 10 a 12 de setembro, o Comitê Gestor do Fundo Indígena do Xingu – FIX/Fundo Dema, se reúne em Altamira, para decidir sobre o 1º edital do fundo que é específico de financiamento para populações indígenas no entorno da bacia do Xingu, no Pará.

O encontro será realizado no Centro Betânia e decidirá sobre as propostas de projetos recebidas em razão do edital e fará ainda uma avaliação da situação atual dos indígenas na região, em especial, a cerca dos impactos da construção do complexo hidrelétrico de Belo Monte, e estabelecerá as prioridades do FIX/Fundo Dema para o próximo período.

De acordo com Matheus Otterloo, da coordenação do Fundo Dema, o FIX segue a linha da bem sucedida experiência que o Fundo Dema tem registrado com fundos específicos para populações tradicionais, pois além do Fundo Indígena do Xingu, existe ainda dentro do Fundo Dema, Fundo Quilombola do Pará, que tem financiado projetos em comunidades quilombolas, em vários municípios do estado.

domingo, 2 de setembro de 2012

Projetos pré-selecionados pelo Fundo Dema tem novas datas para qualificação


Consultores auxiliarão no processo de qualificação documental, para habilitar os projetos à concorrer aos financiamentos.


O Fundo Dema divulgou novo calendário de datas à habilitação dos projetos enviados para concorrer aos recursos da 1ª Chamada Pública de Projetos Sócioambientais, lançado em novembro passado.

Segundo informações do Comitê Gestor (CG), em comunicado divulgado no mês de agosto (clique para acessar o documento na íntegra), ao todo, 35 projetos foram pré-selecionados, porém todos apresentaram alguma pendência documental.

Reconhecendo o ineditismo da iniciativa e os desafios para as comunidades tradicionais que tentam a habilitação, o Fundo Dema irá proporcionar consultorias para a melhoria das propostas de projetos e finalização da documentação necessária, de acordo com as exigências da parceria estabelecida pelo Contrato de Concessão Financeira Não-Reembolssável entre o Fundo Dema e o Fundo Amazônia/BNDES.

De acordo com as deliberações do Comitê Gestor, seguem as novas datas:
  • 13 de agosto a 27 de setembro de 2012: Capacitação das associações e revisão dos projetos enviados, completando a documentação e aprofundando o conteúdo e metodologia.

  • 01 a 15 de outubro de 2012: Seleção dos projetos aprovados, após manifestação/consulta do BNDES, na qualidade de gestor dos recursos do Fundo Amazônia, sobre a lista de projetos selecionados.

  • 19 de outubro de 2012: Divulgação da lista com resultado final dos projetos aprovados.