domingo, 29 de janeiro de 2012

Oficina capacita lideranças comunitárias para elaboração de projetos em Santarém

Por Martha Costa, Santarém - Pará

Grupo da segunda oficina em Santarém
 Após o lançamento do edital da primeira chamada pública do Fundo Dema em parceria com o Fundo Amazônia, a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), Fundo Dema, realizou em Santarém uma segunda oficina para capacitação em elaboração de projetos socioambiental. Mais de 25 lideranças comunitárias de Almeirim, Monte Alegre, Prainha, Belterra, Mojui dos Campos e Santarém participaram da capacitação entre os dias 23 e 27 de janeiro, no Centro de formação Agrícola Francisco Roque, na região do Assentamento PAI Eixo Forte.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Oficinas do Fundo Dema continuam no Pará

O primeiro mês do ano está movimentado para o Fundo Dema. Na semana de 22 a 27 de janeiro, a equipe do fundo realiza mais duas oficinas, ambas na região do Baixo Amazonas, na cidade de Santarém.

As oficinas do Fundo Dema estão previstas no projeto e são uma forma de dar igualdade de condições a diversos grupos dos povos da floresta, de participação e concorrência nas chamadas públicas e editais, de financiamentos de projetos sócioambientais.

O Fundo Dema geral, que financia projetos do fundo fiduciário, realiza a oficina de 23 a 27, para lideranças de Almeirim, Prainha, Mojui dos Campos, Belterra e Santarém, no Centro Chico Roque.

Os quilombolas da região também tem oficina específica, mas para a Chamada Pública do Fundo Dema/Fundo Amazônia. O evento ocorre de 22 a 26, também em Santarém, no Centro Franciscano.

O Fundo Dema/Fundo Amazônia está com chamada pública de financiamento de projetos em aberto, com inscrições até 29 de fevereiro.
Acesse e conheça as formas de participar:



quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Fundo Dema realiza oficina e elaboração de projetos em Altamira

Por Graça Costa - Fase Amazônia

Em Altamira, comunitários participam de oficina.
Lideranças comunitárias de Altamira e municípios do entorno participaram de oficina para conhecer em detalhes a chamada pública do Fundo Dema/Fundo Amazônia e ainda de capacitação em elaboração de projetos socioambientais, que são financiados pelo fundo. A oficina ocorreu de 09 a 12 de janeiro com a presença de 14 representantes  de organizações comunitárias de Altamira, Porto de Moz, Brasil Novo, Anapú, Senador José Porfírio e Pacajá, no Centro de Formação Pastoral Betânia, em Altamira.
 
A Chamada Pública do Fundo Dema no âmbito do Projeto Fundo Dema/Fundo Amazônia foi lançada dia 18 de novembro e vai financiar até 56 projetos de até R$ 30 mil. Os projetos podem inscritos até 29 de fevereiro.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Líderes comunitários participam de oficina sobre elaboração de projetos socioambientais

Participantes da oficina em Santarém
Por Martha Costa
De Santarém - PA

No período de 9 a 13 de janeiro, comunitários e lideranças sindicais dos municípios de Faro, Terra Santa, Óbidos, Alenquer, Juruti, Oriximiná e Curuá participaram da oficina de capacitação sobre a elaboração de projetos para o Fundo DEMA em parceria com Fundo Amazônia.  A oficina aconteceu no Centro de Formação Agrícola Francisco Roque, na comunidade de São Brás, região do Eixo Forte no município de Santarém.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Forças renovadas em 2012 pelos povos da floresta!

Um Belo Monstro está sendo implantado na região! Os povos indígenas exigem seus direitos, mas de novo os brancos passam por cima. As comunidades quilombolas continuam a ser ameaçadas nos seus direitos. 


Querem o reconhecimento dos seus territórios, mas só poucas, até agora, conseguiram. Desmatamento, produção de energia elétrica, mineração, monocultura de dendê são mais importantes do que qualidade de vida, agricultura familiar, agroecologia, segurança alimentar, preservação e aproveitamento sustentável de recursos naturais, seguindo as culturas milenares da região amazônica.